top of page

FIQUE ATENTO: Nem toda tontura é labirintite!

  • Foto do escritor: Oftalmologia e Otorrinolaringologia
    Oftalmologia e Otorrinolaringologia
  • 25 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mar. de 2022


O que é labirintite?

Tontura, vertigem, mundo girando, tonto, zonzo

A labirintite é um distúrbio associado à inflamação da orelha interno. O labirinto é um órgão que fica dentro da orelha, sendo composto pela cóclea e aparelho vestibular.


A cóclea é uma estrutura relacionado à audição, enquanto o aparelho vestibular (composto pelos canais semicirculares e órgãos otolíticos) atua no equilíbrio e na orientação espacial.


A inflamação do labirinto (cóclea e aparelho vestibular) pode causar vertigem repentina porque os nervos do labirinto passam a enviar sinais incorretos ao cérebro, informando que seu corpo está se movendo, mas seus outros sentidos (como a visão) não detectam o mesmo movimento. A confusão nos sinais pode fazer você sentir que a sala está girando ou que você perdeu o equilíbrio. É importante saber que na medicina vertigem não é o mesmo que tontura, mas falaremos isso depois. Fique tranquilo(a) que seu Otorrinolaringologista fará essa diferenciação!


Além da vertigem, a labirintite também pode causar perda auditiva ou zumbido ("chiado") nos ouvidos.



"Mas eu tenho tontura! Isso não é labirintite?"


Pode ser sim! Mas, existem outras causas até mais comuns de tontura. A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), a neurite vestibular, a síndrome de Menière e a migrânea vestibular são possíveis doenças, além de existirem diversas outras possibilidades!



O que fazer diante de um episódio de tontura ou vertigem? E se apresentar zumbido ou perda auditiva?


A primeira coisa a fazer diante de uma tontura/vertigem é se apoiar, sentar ou até mesmo deitar. Assim, você evitará sofrer uma queda nesse momento em que "tudo está girando".


Caso não esteja conseguindo se locomover pela tontura, é importante se certificar de que alguém poderá ajuda-lo(a) ou acompanhá-lo(a) até o atendimento médico. Mesmo com sintomas leves ou com a melhora dos sintomas, é sempre importante procurar um Otorrinolaringologista especialista em Otoneurologia para avaliar possíveis causas da tontura/vertigem.


Por isso, caso apresente ou tenha apresentado algum desses sintomas, procure um especialista!


Dra. Nathalia de Paula Doyle Maia é especialista em Otoneurologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Precisa de uma avaliação? Clique AQUI e agende sua consulta!

Comentarios


  • Instagram

Acesse nossas redes sociais

bottom of page